segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Twitter: a nova forma de comentar (n)os blogs.

Oi meninas, hoje vou mostrar um texto muito interessante sobre os comentários que vocês estão sentindo falta. Não fui eu que escrevi, esse texto não pertence a minha pessoa. Mas, como eu gostei muito resolvi mostrar aqui. Claro que não tem nada a vê com esmaltes.. mas, como tenho visto muitas meninas falando que os comentários do Blogs delas diminuíram, resolvi trazer aqui o que muitos outros blogueiros estão passando. Não estamos sozinhas.
Espero que vocês gostem e não deixem de (comentar). rsrsrsrs
Fonte: Web Dialogos
Aqui o Texto:
Tenho conversado com alguns amigos meus que estão se queixando de uma queda nos comentários de seus blogs. “Eu tinha um média de 10 comentários em meus blogs, hoje mal chego a 3, estou fazendo algo de errado?”. Talvez sim, talvez não. A verdade é que as pessoas estão deixando de comentar nos blogs para comentarem no twitter. Elas se sentem mais à vontade de compartilhar seus pensamentos com quem as conheça (seus seguidores) do que falar num blog onde seu comentário pode sofrer moderação e poucas pessoas o lerem, de fato.
E é isso o que as pessoas querem quando comentam: querem ser lidas. Os comentários não estão diminuindo, estão apenas mudando de lugar: saindo do seu blog e indo para o twitter. Eu nunca me preocupei com os comentários dentro do Web Diálogos, sempre os acompanho pelo Twitter. Existem sites como o Back Tweets e o Topsy que mostram para o usuário todos os tweets que se referenciam ao site. E é nesses tweets que eu vejo as pessoas comentando os artigos do blog.
O único problema é a meia-vida dos comentários feitos pelo twitter. Depois de algumas horas, muitos se tornam obsoletos, desaparecem. Por um lado, acho justo: o comentário pertence ao comentador. Por outro lado, é uma pena ver que muitos pensamentos que poderiam gerar uma bela discussão desapareçam sumariamente.
O ato de comentar parece estar ligado a um sentimento de comunidade por parte dos leitores. Se eles sentem que fazem parte do blog em questão, certamente irão comentar. Mas quando eles percebem que o Twitter e seus seguidores gerão um feedback maior/melhor, então o microblogging parece ser um lugar mais propenso a comentários. Outro fator que favorece é twitter é a quantidade de caracteres: muitos comentários são curtos. E os 140 caracteres do twitter muitas vezes são suficientes.
Só pra finalizar, eu só acho que os comentários valoriza o trabalho que já fizemos até hoje, e é importante para o blog. Mas, também concordo que o twitter virou o segundo ou primeiro lugar que muitas preferem comentar, não discordo. Isso vai de cada uma. Mas, eu fico muito feliz quando recebo os comentários de cada uma aqui no nosso espaço, mostra que vocês estão gostando, (ou não). Críticas ou Elogios, estamos ai pra isso. 


Beijos, Ari.


P.S Continue participando do sorteio do BLOG clicando AQUI é o presente de natal do Blog Esmalte Is Life para você! Aproveite e não fique de fora dessa. 

13 comentários:

  1. Olha...gostei do texto!!!

    Tbm sou a favor dos comentários no blog!!

    Campanha #comentemais lançada!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, vamos continuar com essa companha né.. quem sabe os comentáios voltam ao normal.

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ari,td bem? Sou a San,leitora de vários blogs,tdo dia passo em tdos religiozamente,comento ás X ms leio tds coment. Percebo q mtas X as autoras ñ resp. Tlvz pr isso mtas deixam de coment. Isso é chato(eu pelo - smpre volto ver a resp),posso estar errada,ms tbém acho ruím isso de seguir aqui ou acolá,soa meio q coação,acho até q nm td seguidor é fiel. Sou a favor do coment.nos blogs,pois é daí q surgem idéias,esclarecimentos e opiniões q ajudem outras leitoras. Bjs. San. Limeira-Sp.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto..e tamBém prefiro comentar no blog...bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi San, tudo bem com você?
    Primeiramente gostaria de agradecer a sua visita aqui e sua opinião em relação aos comentários.
    Eu como blogueira e leitora de outros Blogs sei muito bem o quanto que é dificil você passar no blog ver o post, comentar e nunca receber uma resposta. E isso acontece em vários blogs. São poucos os que respondem.
    Nós do Esmalte is Life gostamos de responder os comentários, eu principalmente adoro! Aqui somos em 4 e cada uma tem o seu jeito de responder, diretamente ou não.
    Então, se você voltar vai ver que o seu foi respondido. E eu sou como você, sempre volto para ver a resposta e quase não sou respondida.
    Enfim, isso vai de cada blogueira a consciencia de responder ou não.

    Beijinhos, e ótima semana para você.

    Ariana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia, que bom que gostou do texto.
    Obrigada pela visita e seja bem vinda sempre aqui para deixar a sua opinião e sugestões.
    Grande beijo,
    Ariana.

    ResponderExcluir
  7. Amo ler comentários no blog, pra mim não importa o conteúdo e sim a qualidade. Com os comentários sabemos se estamos agradando ou não...
    bjus.

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sou super a favor de comentários nos blogs! É tão importante! Pena que nisso o twitter atrapalha um pouco, mas ele também tem seus milhares do outros atrativos, adoro passar um tempinho lá!
    Beijos!


    @nails_4u
    http://nails-4u.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Usei Hoje! eu concordo totalmente com você, a qualidade é o que importa os comentários são apenas para saber se estamos agradando ou não. Por isso, que acho importante!!! ;D

    ----------------------------------------
    nails_4u - A parte do twitter acho que atrapalha um pouco sim, só é bom pra gente passar um tempinho lá conversando com as meninas..conhecendo gente nova. Mas, é importante os comentários nos blogs.

    Beijos pra vocês.

    Ari.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ari! Já voltei víu... brigadão pelo retorno! ÁH eu te ví lá na Spasso dia 23/10... pena ñ termos nos falado! Bjão. San. Limeira-Sp.

    ResponderExcluir
  11. Oi San, uma pena a gente não se conhecido!!! Mas, quem sabe no próximo encontrinho a gente se vê né.. e conversamos.

    Querida, se você puder não comentar como anônimo seria melhor.. mostra o seu nomezinho e se der a sua foto.

    Beijos gata!!!!
    Ari.

    ResponderExcluir
  12. Ari, maravilha de texto... E acho que é bem isso mesmo que está acontecendo, tb reparei que meus cometários - que já eram poucos - diminuiram, mas tenho recebido bastante visitas... Mas adoro quando comentam!!! Acho que todos os blogueiros gostam né? Até pq n tenho muita paciência p o twitter, pq vc fica "escrava " dele... heheheh se demorar mto, o momento passa e vc perde a piada, o comentáro e tudo mais... hehehehe bjinhus

    ResponderExcluir
  13. Fer, que bom que gostou do texto, eu também adorei e fiz questão de compartilhar com todas vocês.
    Acho que a graça de um Blog é poder compartilhar com todas as meninas o que pensamos e o que temos de novidade.
    Se a pessoa que é dona do Blog não responde os comentários das suas leitoras, as mesmas não voltam mais.
    E tem o twitter que atrapalha um pouco também.. pq a maioria prefere comentar lá. rs

    Mas, é isso..vamos continuar tentando..
    beeeijos.

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua visita! Não deixe de comentar, queremos saber a sua opinião.

Beijinhos. ;)